Trancrevemos o resultado da investigação realizada pela turma do 9.B no âmbito da Área de Projecto, sob orientação da professora Mirtha Santos.
«A Pateira de Fermentelos é considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica e situa-se nos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, com margens em quatro localidades, Fermentelos, Óis-da-Ribeira, Requeixo e Espinhel. A sua área de superfície e profundidade, varia de acordo com a estação do ano.
Nela desaguavam os rios Cértima, Águeda e Vouga, antes da constituição da Ria de Aveiro, tendo a Pateira se formado nos finais do século XV, devido às inundações dos mesmos rios. O Miradouro da Pateira é um dos principais pontos de atracção de Fermentelos, tendo sido inaugurado em 1961.
A Pateira integra a Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro e, como tal, incluída na Rede Natura 2000. Protegida pela Directiva Aves, é considerada uma “Zona Sensível” de acordo com o Decreto-lei nº152/97, de 19 de Julho, Anexo II.
A Pateira de Fermentelos é considerada uma Zona Húmida. As zonas Húmidas desempenham importantes funções nos ecossistemas como a regularização hídrica e climática, a purificação da água, contrariam o efeito de estufa, protegem a costa, alimentam reservatórios naturais subterrâneos, suportando uma elevada biodiversidade, entre outras.
A recente propagação dos jacintos aquáticos, planta que se reproduz rapidamente e cobre extensas áreas aquáticas, formando um manto denso que leva a uma alteração profunda do meio aquático, afectando desta forma a vida animal aquática.
A prática de uma agricultura drenante e a recolha de moliço (planta aquática usada na agricultura como fertilizante), permitiu a manutenção de uma significativa superfície livre de água e impediu o avanço do pântano.»
JRA 9.B -Janeiro 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário