Jovens Repórteres de Ambiente-JRA

Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade, num exercício de cidadania activa .
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt


sexta-feira, 11 de março de 2011

Palestra sobre a Pateira de Fermentelos

No passado dia 23 de Fevereiro esteve na nossa escola uma Bióloga da câmara Municipal de Águeda, Drª Célia Laranjeira, a fim realizar uma palestra sobre a Pateira de Fermentelos.
Esta apresentou um audiovisual com a vasta biodiversidade de fauna e flora que existe neste ecossistema. Também focou o contributo que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver desde 2006, para remover o Jacinto-de-Água (Eichhornia crassipes (Mart.)Solms)que tem sido uma "praga" constante, pondo em perigo a vida de algumas espécies.
Paralelamente a Câmara está a desenvolver diversos projectos no âmbito do programa POLIS, como a construção de uma pista de canoagem, um circuito pedonal à volta da pateira e um parque para actividades de lazer em Fermentelos.
Igualmente, está a ser tratada a possibilidade de a pateira ser reconhecida internacionalmente como sítio Ramsar – Zona Húmida de Importância Internacional.
Após a exposição, fizemos diversas perguntas sobre a problemática da poluição na pateira, a existência de espécies em risco de extinção e projectos que a Câmara Municipal tem para valorização deste local.
Assim, adquirimos conhecimentos sobre a biodiversidade da pateira e alguns procedimentos cívicos, que deveremos ter em conta, quando realizarmos a saída de campo a esta zona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário