Jovens Repórteres de Ambiente-JRA

Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade, num exercício de cidadania activa .
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Projeto JRA - 2011/12

O Sol – Fonte Inesgotável de Energia

A Educação para o Desenvolvimento Sustentável é um dos maiores desafios da Escola para a década de 2005/2014.

Hoje existem provas dadas de que a utilização das energias renováveis contribui para a melhoria da sustentabilidade local e aumenta a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Assim, os Jovens Repórteres para o Ambiente terão oportunidade de conhecer as iniciativas a nível local, nomeadamente da Câmara Municipal de Águeda e autarquias limítrofes, na aposta das Energias limpas para o futuro.

Irão pesquisar a implementação de painéis fotovoltaicos em indústrias, serviços, escolas e particulares, como forma de aumentar a eficiência energética e diminuição dos custos energéticos.

Importa igualmente conhecer as vantagens das energias renováveis no que diz respeito à diminuição da emissão de gases de efeito estufa, principais causadores das alterações climáticas que enfrentamos neste século.

Para isso, os Jovens Repórteres para o Ambiente propõem-se a diversas atividades de investigação como: visitas de estudo a indústrias onde se produzam painéis solares ou células fotovoltaicas; investigar a respetiva montagem das instalações para obtenção de energia eléctrica ou aquecimento de água; fazer um levantamento da implementação de energias renováveis em Águeda, e a respetiva eficiência energética, bem como de painéis fotovoltaicos nas escolas, nomeadamente, no Agrupamento de Escolas de Águeda e no Concelho de Águeda.

Também irão estabelecer parcerias/ contactos com os Engenheiros do Ambiente (Agenda 21), da Câmara Municipal e divulgar no blog, no jornal escolar e no jornal regional as diversas atividades que forem desenvolvendo ao longo do projeto.

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